Os Óleos essenciais são substâncias líquidas destiladas a vapor que devido ao seu processo de extracção permitem conservar intactas, todas as suas propriedades, qualidades e energias.
Estes óleos são extraídos das diversas partes das flores, plantas, frutos, madeiras e ainda de ervas e plantas aromáticas. Os óleos essenciais não são oleosos, são voláteis e leves. Podem entrar na composição de perfumes, serem adicionados a cosméticos, vaporizados, inalados, difundidos no ambiente ou utilizados em massagem.
INALADOS: comunicam com uma zona do cérebro que armazena a memória, regula o apetite e as reacções ao stress. É assim que estes óleos actuam no sistema nervoso autónomo regulando o ritmo respiratório, o relaxamento muscular ou a aceleração ou redução do ritmo cardíaco. Por este motivo existem óleos relaxantes e óleos energisantes.
APLICADOS DIRECTAMENTE NA PELE: os óleos têm uma excelente capacidade de penetração na pele o que facilita a sus dispersão no organismo através da corrente sanguínea. Mas os seus efeitos vão muito além da superfície da pele. Os óleos utilizam-se no banho, em massagens e/ou em compressas.
Têm de ser sempre diluídos em óleos vegetais neutros (ex: óleo de amêndoas doces) ou num creme específico (ex: creme termo-activo formulado com óleo de gérmen de trigo que actua como hidratante e nutritivo).
ACÇÃO DE ALGUNS ÓLEOS ESSENCIAIS:
Alfazema (planta com uma flor de cor cinzenta-violeta)
Relaxante
Anti-Stress
Anti-Depressivo
Cicatrizante
Alivia dores de cabeça, cansaço, palpitações cardíacas
Rosa (flor)
Extremamente delicado e caro. É o “rei” dos óleos essenciais (são precisos 100 kg de pétalas para obter Um Litro de óleo).
Nutre as peles secas ou maduras
Regula o ciclo menstrual e alivia a tensão pré-menstrual
Actua no tratamento da depressão pós-parto
Menta (planta originária do Mediterrâneo e do Ocidente Asiático)
Refrescante
Anti-inflamatório
Anti-séptico e bactericida
Estimulante
Tonificante
Descongestionante
Sem comentários:
Enviar um comentário