sábado, 4 de outubro de 2008

O Corpo Humano Perante a Massagem

Aproveitando a boa e relaxante onda das massagens, deixo aqui alguns alertas/conselhos para os meus caros leitores. A informação abaixo disponibilizada resulta da pesquisa, do início da experiência na área e sobretudo no estudo atento através de um livro espectacular oferecido à Beauty!!
Grupos de Risco

Nem todas as pessoas podem usufruir dosprazeres de uma massagem. Este tipo de terapia não é indicada para quem sofre de doenças de pele infecciosas, patologias do foro circulatório (como as feblites e as veias varicosas), bolhas ou ferimentos não curados.
As mãos não devem exercer pressão directamente sobre contusões ou escoriações, feridas inflamadas ou infectadas, áreas que sangrem ou tecidos rompidos e zonas de fractura ou torção recente.
Por outro lado deve evitar-se fazê-las imediatamente após cirurgias.
Para aqueles que sofrem de qualquer tipologia cancerígena convém saber que as massagens não são aconselháveis após a quimioterapia ou a radioterapia.

Dor Versus Massagens

Ao tocarmos, de forma instintiva, uma zona dorida reduzimos ou até eliminamos essa sensação negativa.
Convém informar que possuímos, por cada centímetro quadrado do nosso corpo, 200 sensores para a dor, 25 para o tacto, 12 para o calor, 2 para o frio e um número não identificado para a pressão.
Apesar de a maioria dos terminais estarem relacionados com o sofrimento físico, eles são os mais lentos na comunicação com o cérebro.
Assim, ao estimular-se positivamente o organismo, consegue impedir-se a transmissão de dor ao sistema nervoso central.

Dica: Utiliza Berlindes!!
Uma simples massagem com berlindes estimula os pontos de reflexologia e trabalha os diversos músculos que se encontram na planta do pé.
Faz o seguinte: espalha um punhado de berlindes no chão e, senta-e numa cadeira, coloca um pé em cima deles; preciona e desliza suavemente o pé sobre os berlindes.
Vais adorar, é uma sensação fantástica!!

Sem comentários: